6.13.2010

Alfabetização Visual!


Alfabetização visual: A LEITURA DE IMAGEM

Uma leitura de imagem pode ser realizada com qualquer imagem, de qualquer meio, sempre de acordo com aquilo que está sendo trabalhado em sala de aula e com objetivos específicos.

A alfabetização visual é importante pois com ela educamos nosso modo de ver e observar o meio ao nosso redor, e com isso nos tornamos importantes seres atuantes e transformadores da nossa realidade. Ver significa conhecer, e observar é olhar. A imagem é uma mensagem visual composta por diversos símbolos, e codificar estes símbolos é de suma importância para a transformação do mundo ao seu redor e da sua própria visão.

“As artes plásticas também desenvolvem a discriminação visual, que é essencial ao processo de alfabetização. Para uma criança de seis anos as palavras lata e bola são muito semelhantes porque têm a mesma configuração gestáltica (...), isto é, uma letra alta, uma baixa, seguida de outra alta e uma mais baixa. Só uma visualidade ativada pode, nesta idade, diferenciar as duas palavras pelo seu aspecto visual e esta capacidade de diferenciação visual é básica para a apreensão do código verbal que também é visual.” (BARBOSA, 2009, p.28).

Quando não conhece outras formas de representação para suas idéias, o aluno não faz uso de todo seu potencial criativo na realização de suas atividades. Ele repete sempre as mesmas soluções e, quando desafiado a algo completamente novo, alega não saber desenhar. Assim, o professor acaba interferindo, sem muitos desafios, no trabalho daquele aluno, e fica com a sensação de ter cumprido com sua função.

Trabalhar a partir do meio em que vive o aluno é fundamental para a aprendizagem. Eles já estão ambientados neste meio, nesta realidade, porém ainda não a conhecem a fundo, não aprenderam realmente a olhar e a enxergar o que há ao seu redor.

Em um processo de alfabetização visual, é extremamente necessário não apenas ensinar os alunos a olhar, a apreciar, mas também a conhecer outros materiais relativos ao que está sendo estudado: o objeto concreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário